Reação Humana e Científica

Subtítulo ainda sem definição pela editora e design

Texto: Márcia Abrahão*

No momento em que escrevo este texto, já se vão mais de nove meses desde que a Universidade de Brasília iniciou as medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. Com o apoio da família, dos amigos e dos colegas da Universidade, vamos vivendo este difícil período.

Infelizmente, os casos de covid-19 chegaram à nossa comunidade. Toda a minha solidariedade aos que contraíram a doença e àqueles que perderam pessoas queridas nesta pandemia. Desejo que sejam fortes em meio ao sofrimento e às muitas incertezas que nos assolam.

Ao longo de todo esse tempo de atividades não presenciais, o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes) emitiu boletins epidemiológicos que, a partir de rigorosos critérios científicos, embasaram as decisões tomadas em diversas instâncias.

Ações de cuidado foram promovidas pelo Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do Coes, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), o Hospital Universitário (HUB) e as unidades acadêmicas. Também acompanhamos os membros da comunidade que estão no exterior e demos treinamento para empresas e trabalhadores terceirizados que atuam na UnB.

A preparação para a fase de recuperação da pandemia foi coordenada pelo vice-reitor, professor Enrique Huelva, que preside o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar). Houve amplo debate, trabalho colaborativo e uma pesquisa social inédita, que nos ajudou a mapear nossas condições socioeconômicas, de saúde e de acesso à tecnologia.

A partir desse levantamento, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) lançou editais de apoio à inclusão digital para estudantes de graduação dos cursos presenciais e a distância e para estudantes de pós-graduação stricto sensu. O amplo diálogo para prover condições de conectividade (computadores e internet) contemplou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representantes discentes da assistência estudantil e indígenas.

Em outra frente, o Centro de Educação a Distância (Cead) promoveu uma série de ações para melhor preparar nossos docentes para ministrar aulas no formato não presencial, em caráter emergencial. A Coordenação de Integração das Licenciaturas, do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), também contribuiu na preparação de profissionais para o uso de novas ferramentas de ensino e aprendizagem.

Iniciativas selecionadas pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei) receberam financiamento, por meio de editais, do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e do Decanato de Extensão (DEX). Recursos vieram também da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além disso, lançamos edital para receber doações.

Paralelamente a essa nossa organização interna, continuamos ativos em diversas ações de enfrentamento da covid-19 junto à sociedade, em demonstração inequívoca do nosso compromisso social. Destaco aqui a atuação do HUB no combate à covid-19 e a participação da UnB, em parceria com o Instituto Butantan, no ensaio clínico para testar a eficácia da vacina CoronaVac.

Há também exemplos de afeto e solidariedade. No projeto Cartas Solidárias, mensagens de agradecimento foram enviadas aos profissionais na linha de frente do combate à doença. A Maratona Covidas-UnB, organizada pelo Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec) e pelo Copei, desenvolveu soluções para a retomada. A cerimônia de premiação da maratona, virtual, foi emocionante.

O retorno de forma não presencial buscou minimizar prejuízos na formação dos estudantes. A eventual volta à presencialidade partirá do mesmo princípio. A comunidade compreendeu que temos de estar irmanados para fazer o melhor possível, sempre. Continuaremos somando esforços para que a pandemia recue o mais rapidamente possível. Nossa prioridade é salvar vidas.

Instituição científica e de educação pública de alto nível, a UnB seguirá dando exemplo para a sociedade. Internamente, vamos continuar atuando com planejamento, responsabilidade, solidariedade e ampla discussão antes de passarmos para as demais etapas do Plano de Retomada das Atividades. Vamos continuar atentos às necessidades da comunidade universitária, sempre em diálogo com estudantes, técnicos e docentes, que souberam se adaptar ao novo momento conforme as necessidades de seus institutos e faculdades, seus cursos e suas disciplinas.

Este momento atípico, composto de uma série de adaptações, ainda não tem prazo para terminar. A reflexão sobre ele ainda tomará espaço e tempo de nosso ensino, nossa pesquisa e extensão. A notícia de que a revista Darcy elegeu como tema principal a pandemia e as ações da UnB durante esse período vem carregada de orgulho e esperança. Com a leitura do pensamento e da realidade expostos nestas páginas, os próximos meses serão mais serenos e cheios de sabedoria, tenho certeza.

*Reitora da Universidade de Brasília

Assine a Darcy

receba gratuitamente as próximas edições